Seminário discute trabalho decente no Pólo Têxtil em Pernambuco

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) participa nos dias 26 e 27 de agosto, em Caruaru/PE, do Seminário Trabalho Seguro e Saudável no Polo Têxtil do Agreste. O encontro é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

polo-textil-caruaru-pe

O objetivo do evento é debater a segurança e saúde do trabalhador das empresas têxteis do Agreste do estado. Na programação serão discutidos o trabalho decente, acidentes e doenças ocupacionais, desenvolvimento sustentável, riscos laborais e as condições ergonômicas.

Na palestra de abertura, o auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Combate a Informalidade e Promoção do Trabalho Decente no estado, Paulo Mendes, abordará o tema Trabalho Decente no Setor Têxtil, as condições de trabalho e as ações fiscais realizadas nas confecções e facções das cidades que compõem o polo têxtil do Agreste pernambucano (Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe). Já o foco da palestra do médico e fiscal do Trabalho, Marcos Miranda, são os riscos ocupacionais e a saúde do trabalhador do polo têxtil.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email eventos.crpe@fundacentro.gov.br. Quem se inscrever receberá certificado comprovando a sua participação.

O Getrin é composto por representantes do TRT-PE, da SRTE/PE, do Ministério Público do Trabalho (MPT/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura Municipal de Olinda.

Fonte: MTE