Medicina do trabalho, o que faz o médico do trabalho

Entenda qual a função do médico do trabalho, como ele pode ajudar a sua empresa e seus funcionários e até melhorar a produtividade.

Já ouviu falar em exame admissional e demissional?! Se você já trabalhou como CLT em uma empresa já passou por esses processos, o admissional é realizado quando o funcionário é contratado e o demissional quando está de saída da empresa, em ambos o médico avalia as condições físicas, como frequência cardíaca, pressão arterial e o psicológico do funcionário. Mas para que serve a medicina do trabalho? Tire suas dúvidas.

jhkjhO médico do trabalho tem a responsabilidade de avaliar os trabalhadores afim de garantir que as condições de trabalho ou o tipo de serviço não prejudique a saúde do mesmo. Alguns exames também são realizados periodicamente para avaliar a saúde ocupacional do trabalhador.

O médico do trabalho segue um programa chamado PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), através dele o profissional traça ações para a empresa, como:

Vacinação –  essa ação é voltada, principalmente, para os trabalhadores de postos e hospitais, onde o risco de contrair doenças é maior, por exemplo: vacinação contra a gripe.

Combate ao tabagismo – palestras, campanhas e orientações sobre os efeitos do cigarro para a saúde.

Outros tipos de exame que são realizados, além do admissional e demissional:

Mudança de função: quando o funcionário é promovido ou muda de função, é preciso realizar o exame caso os riscos ocupacionais sejam diferentes da função exercida anteriormente.

Retorno ao trabalho: esse tipo de exame é realizado quando o funcionário ficou afastado 30 dias ou mais por conta de problemas de saúde ou parto.

Ficou interessado? Entre em contato com o comercial da ECL Medicina do Trabalho.

Solicite um Orçamento