Brincadeiras no ambiente de trabalho

Todos nós sabemos que o bom humor no ambiente de trabalho é um dos mais importantes atributos do profissional de sucesso. Ele é um dos quatro H’s que alavancarão a sua carreira. Os outros três são: a Habilidade, a Honestidade e a Humildade.

Grandes consultores do mundo corporativo afirmam que um ambiente de trabalho bem-humorado contribui significativamente para incrementar a criatividade, a iniciativa, o espírito de time, a aprendizagem e as boas iniciativas individuais e do grupo.

O ambiente de trabalho que abre espaço para risadas e brincadeiras produz funcionários muito mais livres, motivados, estimulados e reconhecidos.

A tristeza ou excessiva formalidade desgasta as pessoas, aumentando-lhes o estresse. Ao contrário do humor, que lhes alivia as tensões.

O mundo corporativo, paulatinamente, vem descobrindo a importância das brincadeiras na construção de um clima interno mais harmonioso e produtivo no ambiente de trabalho. Funcionários com melhor qualidade de vida demonstram maior grau de comprometimento com o sucesso da organização e com o encantamento dos clientes.

Porém, brincadeiras e piadas em excesso são nocivas ao ambiente de trabalho. Há casos de pessoas que pecam por essa falha, gerando constrangimentos muitas vezes incontornáveis. Algumas chegam às raias do absurdo, como irromper em gargalhadas histéricas no meio de um velório ou reunião de acionistas de uma multinacional.

Segundo o consultor Claus Moller Ninguém gosta de um engraçadinho. “ Quando comecei minha carreira, há 20 anos, eu gostava de divertir as pessoas imitando algum colega. As impressões não eram satisfatórias, mas como geravam boas risadas, eu persistia. Alguns anos mais tarde, quando na entrevista para um novo emprego, meu futuro chefe sugeriu que eu conhecesse o cliente a quem eu teria que atender na nova posição. No jantar, descobri que se tratava de alguém que eu já conhecera no passado” afirma.

Se você quiser demonstrar sua boa educação no ambiente de trabalho, procure adotar sempre uma postura correta . Seja sempre gentil e pense em seu semelhante antes de pensar em si mesmo.

O seu ambiente de trabalho é construído por todos aqueles que nela trabalham e você é parte integrante e importante desse todo. Não permita que sua marca esteja associada a fofocas, calúnias, comentários depreciativos de quem quer que seja.

Fonte: Administradores